Treinamentos

Resultados 2016 a 2018

 

 

   No período de janeiro de 2016 a maio de 2018 foram ofertadas 130 vagas em treinamentos presenciais em geotecnologia aplicada à gestão ambiental, 90 vagas foram preenchidas por homens e 40 por mulheres. Os treinamentos foram realizados nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia.

 

Treinamentos 2016

 

 

 1) Treinamento em Verificação de desmatamento

 

    Em Julho de 2016, foram treinados 38 técnicos, sendo 28 homens e 10 mulheres,  das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios de Altamira, Anapu, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondo do Pará, Senador José Porfírio e São Félix do Xingu, todos os municípios estão localizados no Pará .

     Os treinamentos ocorreram nos municípios de Marabá/PA e Altamira/PA e o  objetivo   foi o fortalecimento das atividades de fiscalização e monitoramento de alertas de desmatamentos , a partir do uso de informações de imagens de satélite e GPS.

 

 

Figura 1: Treinamentos em “Introdução a Geotecnologias” nos municípios de Marabá/PA e Altamira/PA,  Julho/2016 .

 

 

          

2) Introdução a Geotecnologias- Porto Velho/RO

 

 

    Em novembro de 2016, foram treinados  8 técnicos, sendo 5 homens e 3 mulheres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho/RO.

   O treinamento aconteceu na sede da Secretaria em Porto velho/RO e  o objetivo foi a apresentação do software QGIS, como ferramenta para elaboração de mapas e uso de GPS com foco na fiscalização.

 

Figura 2: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”-  Porto Velho/RO, Novembro/2016 .

 

 

Treinamentos 2017

 

 

1) Introdução a Geotecnologias- Porto Velho/RO

 

 

     Em julho de 2017, foram treinados 26 técnicos, sendo 16 homens e 10 mulheres, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos estados do Amazonas e Rondônia, dos municípios de  Machadinho d’Oeste, Nova Mamoré,  Pimenta Bueno, Porto Velho, Boca do Acre, Lábrea, Novo Aripuanã.

       O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e o objetivo é fornecer fundamentos sobre geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com ênfase em sua utilização em atividades de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, a partir da utilização do software QGIS e GPS.

 

 

 

 

                                                                        Figura 3: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Porto Velho/RO, para municípios dos estados de Rondônia e Amazonas, Julho/2017.

 

 

2) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis

 

 

     Em outubro de 2017, foram treinados 32 técnicos, sendo 24 homens e 8 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Amazonas e Pará, dos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Altamira, Anapu, Cumaru do Norte, Itupiranga, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Senador José Porfírio , Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu.

     O treinamento ocorreu em Belém/PA e  o objetivo é fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.

 

 

 

Figura 4: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Belém/PA, para municípios do estado do Pará, Outubro/2017.

 

 

3) Introdução a Geotecnologias- Cuiabá/MT

 

 

       Em dezembro de 2017, foram treinados 11 técnicos, sendo 10 homens e 1 mulher, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso, dos municípios de  Colniza, Cotriguaçu, Juína e Nova Bandeirantes.

      O treinamento ocorreu em Cuiabá/MT e o objetivo é fornecer fundamentos sobre geotecnologias aplicáveis à gestão ambiental, com ênfase em sua utilização em atividades de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, a partir da utilização do software QGIS e GPS.

 

 

 

 

 

 

Figura 5: Treinamento em “Introdução a Geotecnologias”- Cuiabá/MT, para municípios do estado do MT, Dezembro/2017.

 

 

 

 

 

Treinamentos 2018

 

 

1) Geotecnologia Avançada para Gestão Ambiental com ênfase no Quantum Gis

 

 

    Em maio de 2018, foram treinados 15 técnicos, sendo 7 homens e 8 mulheres das Secretarias Municipais de Meio ambiente dos municípios dos estados do Mato Grosso e Rondônia, dos municípios de Colniza, Nova Maringá, Machadinho d’ Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho.

     O treinamento ocorreu em Porto Velho/RO e  o objetivo é fornecer tópicos avançados em geotecnologias no software QGIS, com foco em sensoriamento remoto e mapeamento da cobertura do solo, aplicáveis à gestão ambiental.

 

 

 

  Figura 6: Treinamento em “Geotecnologia Avançada”- Porto Velho/RO, para municípios do estados do Mato Grosso e Rondônia do Pará, Maio/2018.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



© Fortalecimento da Gestão Ambiental na Amazônia | Todos os Direitos Reservados.